O uso crescente da fibra óptica vem mudando dramaticamente o mundo das telecomunicações. Ao longo de todo o planeta, a fibra óptica vem substituindo os cabos convencionais de cobre, como os cabos "pares trançados" e os cabos coaxiais.
As fibras ópticas possuem várias aplicações. Dentre elas destacamos, geração de imagens, iluminação, sensores e telecomunicações.
Atualmente, fibras ópticas para telecomunicações podem ser encontradas em toda parte. Muitas operadoras de telefonia de longa distância, assim como, operadoras locais e empresas de TV à cabo, possuem sistemas instalados com base em fibras ópticas. A maior quantidade de fibra instalada para a comunicação global pode ser encontrada em sistemas submarinos e cabos submersos no oceano conectando os cinco continentes.
Muitas empresas de geração de energia elétrica estão instalando fibras para substituir os antigos sistemas de microondas de baixa capacidade.
Concessionárias de rodovias também utilizam fibras ópticas, criando assim as chamadas "rodovias inteligentes", as quais oferecem serviços como cobrança automática de pedágio e informações em tempo real sobre o tráfego.
As fibras ópticas também podem ser encontradas em redes internas de computadores de alta velocidade (LANs).
O uso de fibras ópticas por operadoras de longa distância, assim como operadoras locais e provedores de redes de acesso vêm se tornando cada vez mais comum devido às vantagens significativas das fibras ópticas.
As fibras ópticas também são muito utilizadas por empresas que querem agilizar a comunicação no campus corporativo. Atualmente, redes corporativas de alta velocidade conectam com segurança e robustez os sistemas corporativos, reduzindo o tempo de comunicação entre departamentos e aumentando o fluxo de informação entre a mesa do funcionário e a central de armazenamento de dados.
As fibras ópticas são utilizadas como meio de transmissão de ondas eletromagnéticas, em forma de luz. Uma característica importante é o fato de não ser suscetível à interferência eletromagnética, por não transmitir pulsos elétricos, o que as tornam ideais em muitas aplicações. Na construção de redes, as fibras ópticas apresentam grandes vantagens: grande capacidade de transmissão de dados; insensibilidade às perturbações eletromagnéticas; atenuações muito reduzidas, permitindo ligações de dezenas de quilômetros sem amplificadores; dão origem a cabos com diâmetros menores, mais leves e flexíveis, o que permite uma diminuição dos custos de colocação e montagem.
De forma geral, as fibras ópticas se dividem em dois tipos distintos: Multimodo (multimode) ou Monomodo (single-mode). Elas são muito diferentes entre si. Enquanto as fibras Multimodo são adequadas para instalações de até 3 Km, as fibras Monomodo são ideais para instalações de grandes distâncias e baixa larga, por isso são as mais utilizadas pelas companhias prestadoras de serviços de telecomunicação.
Quando devemos utilizar cabos de fibras ópticas?
Quando você for obrigado a usar, ou quando seu uso fizer sentido. Você será obrigado a usar cabos de fibra óptica se adquirir um equipamento que tenha conexões realizadas com fibras ópticas, se a companhia prestadora de serviços de telecomunicação instalar fibras na sua região e você desejar estender esta conexão ou, mais importante, se o seu projeto incluir fibras ópticas em sua instalação. Por outro lado, faz sentido usar fibras ópticas quando:
1- A instalação envolve grandes distâncias (centenas ou milhares de metros ou quilômetros)
2 - O ambiente de instalação apresentar muita interferência eletromagnética (fibras ópticas são imunes a qualquer tipo de interferência ou ruído)
3- Nos ambientes agressivos (fibras ópticas são imunes à oxidação e corrosão, que costumam ser um problema para os cabos de cobre)
4- For preciso reduzir o peso e o tamanho dos cabos (as fibras ópticas são extremamente leves e compactas)
5- For preciso trafegar uma elevada taxa de dados, ou sinais analógicos com grande largura de faixa. Certos tipos de fibras ópticas podem oferecer até 27 GHz de largura de banda.
Conte com a Arqdata Engenharia de Redes para o seu projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário